Luiza Araujo


  • CURRÍCULO

Iniciou na dança em 1995 na modalidade de Ballet Clássico na cidade de Jaguarão. No ano de 1997, iniciou seus estudos de Dança do Ventre com a renomada professora Alessandra Forte, e direcionou sua carreira para o aperfeiçoamento das diversas técnicas dessa dança. Tem um estilo contemporâneo, buscando sempre se atualizar as novas técnicas, tendências, fusões e vertentes da dança árabe, sem esquecer-se das tradições do clássico e do folclórico, e filtrando aquilo que se adéqua ao seu gosto pessoal, unindo o tradicional ao moderno, afinal a dança reflete a cultura de um povo, e a cultura árabe tem vivido constantes transformações em diversos aspectos.

Participou de vários encontros de dança no Rio Grande do Sul e também na capital do Uruguai, Montevidéu. Foi convidada a participar da 7º Festa das Nações em Porto Alegre. No III Festival de Danças Árabes de Florianópolis, no ano de 2005, foi convidada a participar da seletiva de bailarinas para os Emirados Árabes.

Em 2006, incentivada pelo professor de Ballet e Jazz Abelardo Oliveira, fundou o Ayuni Studio de Dança, onde atualmente ministra aulas de Dança do Ventre, Dança Indiana e Tribal.

Em 2009 sentiu que estava na hora de apresentar o seu trabalho além-fronteiras da cidade de Jaguarão, as primeiras premiações de seu trabalho como coreografa ocorreram no festival de Dança de Bagé-RS.

Em 2010 no mesmo festival suas 4 coreografias foram premiadas e ainda recebeu a premiação de Conjunto destaque de todo Festival, onde surgiram diversos convites para apresentação do Grupo em outros eventos e apresentações de Escolas por todo RS. Nesse ano dançou no show com a banda Layali al Shark do RS na cidade de Rio Grande.

Em 2011 no festival de Bagé obteve 10 coreografias premiadas de 11 apresentadas, sentiu necessidade de expandir suas experiências em novos festivais e participou do Festival de Dança de Santa Maria-RS, onde obteve 9 premiações, sendo a única escola com 3 coreografias entre as 15 finalistas do evento e ainda levou o Prêmio de Melhor Bailarina de todo Festival. Neste ano participou também do renomado Festival de Bento Gonçalves-RS, obtendo 8 premiações e levando uma indicação para melhor trabalho e uma coreografia na Noite de Gala do Evento. Ainda participou do Festival Nacional Shimmie de Dança do Ventre (SP) onde logrou o vice-campeonato nas duas modalidades de Grupo que participava. Como bailarina solo participou do Festival Vem Dançar em Porto Alegre. No carnaval coreografou e compôs a comissão de frente de uma Escola de Samba da cidade, sendo a única a receber a nota máxima do júri. Participou da gravação do DVD do Show da Griff Belly Stars Brasil junto a Saida, Yamil Annum e Romina Maluf. Foi avaliada e aprovada pelos Mestres Nacionais e Internacionais de Dança do Ventre: Amara Saadeh, Virginia, Munique Neith, Angeles Cayunao, Amir Thaleb e Yousry Sharif no maior Festival do gênero no Brasil, organizado pelas Escolas Luxor, onde dançou no Show de Tony Mouzayek e banda. Organizou o Show Internacional Ayuni Belly Dream em Jaguarão com a Orquestra Internacional do Maestro argentino Mario Kirlis. Participou de apresentação Especial no Espacio Artístico Colette em Buenos Aires, com bailarinas da Argentina, Brasil e Coréia do Sul. Lançou no Brasil junto com a artista plástica Marta Proença, o elemento Ribbon Véu, inspirado na dança da tradicional cultura chinesa, para uso na dança do Ventre, sendo uma das pioneiras no mundo a realizar tal fusão. Como professora ministrou Workshop sobre o Ribbon Veil no Festival de Dança do Ventre do RS, em Caxias do Sul-RS e Canoas-RS; no World Bellydance Day de Canoas-RS e Viamão-RS ministrou Workshop sobre o Estilo Argentino; e em Montevidéu-URU Workshop de Belly Samba.

Em 2012 gravou o DVD Luiza Araujo e Mario Kirlis ao Vivo em Buenos Aires, utilizando figurinos Luiza Araujo’s Collection da Griff BellyStars por Kelly Cristine. Participou do 8º Encuentro Internacional de Danzas Arabes do Nordeste Argentino a convite da organizadora Romina Maluf, como Jurada e Convidada Especial no Show de Gala, dividindo palco, com Romina Maluf, Yamil Annum, Saida e Amir Thaleb junto a Orquestra do Maestro Mario Kirlis. Esteve no 1º Festival Internacional de Danza Arabe em Buenos Aires e no IX Encuentro Patagonico de Danza Arabe em Neuquén como convidada de honra no Show de Gala com Aisa Lafour, Dana Amar, Katalin Schafer, Angella Kim, Amir Thaleb e as organizadoras Angeles e Corel Cayunao, junto ao cantor Sabri Taghian e a Orquestra Horus Arab Music. Em Setembro deste ano participou como convidada especial do Show Internacional em Buenos Aires com a Orquestra de Armen Kusikian junto de bailarinas da Argentina e Uruguay e do Festival Alf Leyla no Chile organizado por Dana Amar e Sabri Taghian! Lançou em novembro no Festival Ayuni Belly Dream II o CD Belly Dance Oriente Vol. 66 “Mistaniak”  do cantor Tony Mouzayek, que estampa a capa em comemoração a seus 15 anos de dança do Ventre, que trouxe os bailarinos Tarik e Kahina do Brasil e Carmelina do Peru, além da cantora Mariana Gasali.

Iniciou o ano de 2013 participando como uma das Professoras no 2º International Arabian Festival realizado no Hotel Conrad em Punta Del Este no Uruguai, onde ministrou Workshop de BellySamba, desfilou para FS Show Wear da estilista Fernanda Spataro, e realizou apresentação junto a Orquestra Hilal Haidi, além de apresentar-se com sua Cia Ayuni de dança do ventre e tribal. Em maio foi jurada do Festival Nacional Shimmie edição Campo Grande e apresentou-se no Show de Gala do evento, em seguida ministrou workshop em Pelotas no WBDD e apresentou-se junto a Cia Ayuni, no meio deste mês ainda participou como convidada especial junto a Cia Al-Sirâj no Espacio Colette e no Parque temático Tierra Santa em Buenos Aires. Em junho ministrou cursos de Belly Moderno e Tribal na Escola Hayet em Caxias do Sul e seguiu direto para Colômbia onde ministrou cursos de Belly Samba no Festival Magia Oriental IV em Cali e no III Festival Encanto  Árabe em Pereira como Mestra Internacional. No mês de julho ministrou curso de BellySamba no Festival Ahla Salamat em Buenos Aires, dançando na Noite de Gala junto a Orquestra de Armem Kusikian. Em setembro participou do IV Festival Belly Dance Jungle em Manaus, onde ministrou curso de Técnicas de Derbake e dançou na noite de Gala do Evento e no 1º BellyTchê em Canoas ministrou o workshop de Belly Moderno, além de dançar na noite de Gala. Em outubro ministrou Workshop de BellySamba em Lima-Peru, além de dançar na noite de Gala junto da Orquestra Mario Kirlis. Em novembro realizou o Festival Ayuni Belly Dream III, que trouxe artistas como Angeles e Corel Cayunao da Argentina, Maíse Ribeiro de Manaus e Juliana Buitrago da Colômbia, além de trazer pela 1ª vez ao Brasil a Orquestra Horus Arab Music da Argentina.

Em 2014 ministrou workshop de Ribbon Veil no Grupo Olho de Hórus em Florianópolis. Participou do Show de Gala e foi Jurada de Elementos no 3º Festival Encanto dos Véus do Atelier Layla Lu em SP. Ministrou curso de Belly Samba em Néuquen na Argentina e dançou na noite de Gala com a Orquestra Ilahun. Participou do 1º Festival dança Arroio Grande e conquistou 1o premiações incluindo 2 Destaques Especiais. Festival  Ministrou Workshop Bellydance Estilo Argentino no 11º Bailão de São Gabriel a convite de Valeria Lacerda. Participou do 20º Santa Maria em Dança conquistando 6 prêmios. Dançou junto a Orquestra Ilahun na Noite de Gala do EIDA, maior festival de danças árabes da Argentina a convite especial do Maestro Amir Thaleb. Em novembro trouxe pela 3ª e com exclusividade a Orquestra Mario Kirlis para o Brasil, no Festival Ayuni Belly Dream IV, além dos bailarinos Mohamed el Sayed do Egito e Isis do México. Ainda nesse mês participou de Show em Rio Grande, apresentação no show de encerramento da escola Kalila de Arroio Grande e no final do mês ministra curso e é jurada do 1º Baila Santa Maria. Em dezembro participou do 4º Cabaré Tholl em Pelotas.

Em 2015  no esteve 4º International Arabian Festival realizado no Hotel Conrad em Punta Del Este no Uruguai, onde ministrou Workshop de Derbake, desfilou para FS Show Wear da estilista Fernanda Spataro, e no Show de Gala do evento. No mês de junho participou do 4º Dança Pelotas conquistando 5 premiações e mais um Prêmio Destaque. No inicio do mês de agosto apresentou-se no Show de Ju Marconato em Caxias do Sul organizado pela Escola Hayet. Logo após, no 2º Dança Arroio Grande obteve 15 premiações e 2 prêmios Destaque do Festival. No fim deste mesmo mês, ministrou Workshop no FEIDAC na cidade de Córdoba na Argentina, onde participou do Show de Gala ao lado de renomados artistas internacionais. Em setembro no 3º Belly Tchê em Canoas obteve mais 8 premiações. Em outubro foi convidada mais uma vez pelo Maestro Amir Thaleb para dançar no Show de Gala do EIDA. Em dezembro assinou o Espetaculo ViVa  em comemoração aos 10 Anos do Ayuni Studio de Dança e da reinauguração do Theatro Politeama Esperança em Jaguarão-RS.

Em 2016 foi madrinha do espetáculo Exotic Flowers – O Segredo das Flores realizado pelo Núcleo Mistika de Danças Orientais no mês de Abril. Em maio organizou a 1ª Edição do Festival Internacional Jaguarão em Dança, que contou com mais de 300 bailarinos inscritos, vindos de diversas cidades do Brasil e Uruguai. Em Junho participou do 14º Dança Bagé,  conquistando 13 premiações e mais 3 Destaques Especiais. Fez turnê em Julho pelo Uruguai, participando de Show e ministrando cursos em Treinta y Tres, Maldonado e San Jose. Em Agosto foi Convidada Especial no  Belly Chá e Espetáculo Encantus de Kristian Galvão, onde também se apresentou no restaurante Shoarma. Ainda obteve 18 premiações e 2 destaques especiais no 3º Dança Arroio Grande. Em Setembro conquistou 11 premiações e 1 destaque especial no 4º Festival Internacional Belly Tchê, sendo reconhecida com o Troféu Especial pela Organização de 5 edições do Festival Ayuni Belly Dream. Em Outubro realizou a 5ª Edição do Festival Ayuni Belly Dream com a Orquestra Mario Kirlis, Saffia  e Florencia Sosa da Argentina e Hafsa de SC. Em dezembro assinou o Espetáculo Oceano – Uma Viagem ao Fundo do Mar.

Em 2017 no mês de fevereiro ministrou curso e dançou  no Show de Gala do 5º F.I.D.A.U.P.E, além de fotografar para a Griffe Fers Spataro, em maio organizou a 2ª Edição do Festival Internacional Jaguarão em Dança com reapresentação do Espetáculo Oceano , que contou com mais de 600 bailarinos inscritos nos dois dias de competições. Em Agosto obteve 25 premiações e 1 destaque especial no 4º Dança Arroio Grande. Em Setembro conquistou 15 premiações e 1 destaque especial no 5º Festival Internacional Belly Tchê. Em Outubro realizou a 6ª Edicção do Festival Ayuni Belly Dream com a Orquestra Mario Kirlis e o bailarino Matias Salcedo. Em novembro se apresentou na Feira Binacional do Livro de Jaguarão. Em dezembro participa como de examinadora dos grupos de Rio Branco e Rincón no Uruguai e assina o Espetáculo Insetos- Uma Incrível Jornada na Terra.

Em 2018 realizou a 3ª Edição do Festival Jaguarão em Dança no mês de maio com a reapresentação do Espetáculo Insetos- Uma Incrível Jornada na Terra. No 24º Santa Maria em Dança recebeu 21 prêmios, tendo 6 coreografias indicadas para a Noite dos Campeõesa e sendo VICE CAMPEÃ GERAL NA NOITE DOS CAMPEÕES, além de ter alcançado a NOTA MAIS ALTA DO FESTIVAL entre todas modalidades com uma coreografia de dança do ventre. Em dezembro realizou o Espetáculo Gaúchos e Beduínos – Mitos, Lendas e Estórias, contando com a participação da Cia Cadica e diversos Grupos folclóricos de Jaguarão e Rio Branco.

Em 2019 realizou a 4ª Edição do Festival Jaguarão em Dança no mês de maio. Em agosto participou apenas com as turmas infantis do Festival Dança Arroio Grande conquistando prêmiações nas 6 coreografias inscritas. Em setembro participou do Festival Zona Sul em Rio Grande Conquistando 15 premiações com os Destaques de Melhor Duo (Luiza Araujo e Lucas Gonzalez) e Melhor Solo (Luiza Araujo). Em dezembro realizou o Espetáculo Fly – Uma Aventura nas Alturas, contando com a participação de bailarinos especiais de Sp e MG além dos alunos do Ayuni Studio de Dança.

Em 2020 participou em fevereiro do FIDAUPE em Punta Del’Este no Uruguai ministrando curso e no Show de Gala. Durante o periodo de Pandemia tem participado de inúmeros Shows On-line em orbaizados principalmente na Argentina, além de Brasil e Paraguay. Em Setembro algumas bailarinas solistas infantis participaram do Festival Belly Tchê na versão on-line. Em novembro realizará um edição on-line do Festival Ayuni Belly Dream, com mais de 40 bailarinos confirmados de países como: Argentina, Uruguay, Chile, Peru, Colômbia, México e do Brasil.


  • ESPECIALIZAÇÕES

Alguns nomes com os quais teve oportunidade de aprofundar suas técnicas e conhecimentos:

Ballet: Toshie Kobayashi (SP), Daniela Ferreira de Souza (RS), Ricardo Scheir (SP);

Jazz – Edy Wilson (SP);

Dança de Rua – Thurbo Braga (SC);

Dança de Salão – Sandro Vieira (RS);

Dança Indiana Moderna (Bollywood): Mahayla Dilluz (RS) e Kristian Galvão (RS);

Dança Tribal Nacional: Karina Iman (RS), Bárbara Kale (RS), Bruna Gomes (RS) e Kristian Galvão (RS);

Dança Tribal Internacional :  Kaeshi e Sharon Kihara (EUA);

Dança do Ventre Nacional: Alessandra Forte (RS), Brysa Mahayla (RS), Fabiano Tuerlinckx (RS), Kristian Galvão (RS), Muna Zaki (RS), Priscila Fontoura (RS), Raíssa Mahin (RS), Renata Dalla Rosa (RS), Carlla Silveira (MG ), Shaide Halim e Fernando Reis (SP), Aziza Mor Said (SP), Ju Marconato (SP), Amara Saadeh (SP), Kahina (SP), Tarik (SP), Maíse Ribeiro (AM).

Dança do Ventre Internacional: Raqia Hassan, Randa Kamel,  Mohamed El Sayed, Mohamed Shahin, Gamal Seif,  Tito Seif, Mona el Said, Tommy King e Yousry Sharif do Egito; Ansuya, Jillina, Amar Gamal e Virginia dos E.U.A; Amir Thaleb, Saida, Yamil Annun, Samir Abut, Romina Maluf, Sabrina Colman, Angeles Cayunao, Oscar Flores, Luciano Drube, Pablo Acosta, Mario Kirlis, Maiada e Karina Armendariz, Corel Cayunao, Safia, David Abraham, Shahdana, Aaliah, Antonella Rodriguez da Argentina; Diana Gnatchenko, Marta Korzun e Alla Kushnir da Ucrânia; Munique Neith da Espanha; Ísis e Anwar Kamel do México; Angella Kim da Coréia do Sul; Katalin Schafer da Hungria; Aisa Lafour da Holanda; Dana Amar e Gada Kanaan do Chile Noelia del Pino do Uruguai; Alina Kononenko da Rússia.

Abelardo Oliveira e Luiza Araujo

WORKSHOPS  E JURI:

  • Workshop de Ribbon Veil no Festival de Dança do Ventre do RS de Nadima Murad, Porto Alegre em 2011;
  • Workshop de Ribbon Veil na Escola Hayet de Renata Dalla Rosa, Caxias do Sul-RS em 2011;
  • Workshop de Ribbon Veil na Escola Kristian Galvão, Canoas-RS em 2011;
  • Workshop de Estilo Argentino no World Bellydance Day de Canoas-RS, by Kristian Galvão em 2011;
  • Workshop de Estilo Argentino no World Bellydance Day de Viamão-RS, by Erine em 2011;
  • Workshop de Belly Samba na Escola Yazirat de Laura Machin, Montevidéo no Uruguai em 2011;
  • Jurada no 8º Encuentro Internacional de Danzas Árabes do Nordeste Argentino em Posadas na Argentina, by Romina Maluf;
  • Jurada no Festival Nacional Shimmie edição Campo Grande-MS 2013, by Nidal Abdul;
  • Workshop de BellySamba no 2º International Arabian Festival, Hotel Conrad em Punta Del Este no Uruguai, by Sandra Tedesco;
  • Workshop de Belly Moderno no World Bellydance Day de Pelotas-RS, by Janhaina Borges;
  • Workshop de Belly Moderno e Tribal na Escola Hayet de Renata Dalla Rosa, Caxias do Sul em 2013;
  • Workshop de Belly Samba no Festival Magia Oriental IV em Cali na Colômbia, By Ana Milena em 2013;
  • Workshop de Belly Samba  no III Festival Encanto  Árabe em Pereira na Colômbia, by La Danza de Isis em 2013;
  • Workshop de Belly Samba no Festival Ahla Salamat em Buenos Aires na Argentina, by Maged Almassri em 2013;
  • Workshop de  Técnicas de Derbake no IV Festival Belly Dance Jungle em Manaus, by Maíse Ribeiro em 2013;
  • Workshop de Belly Moderno no Festival Internacional Belly Tchê em Canoas-RS, by Kristian Galvão em 2013;
  • Workshop de Belly Moderno no 3º Festival Internacional Sentimiento Oriental em Lima no Peru, by Carmelina em 2013;
  • Workshop de Ribbon Veil no Grupo Olho de Hórus de Florianópolis – SC em 2014;
  • Jurada no III Festival de Dança Encanto dos Véus 2014 em São Carlos – SP, by Layla Lu;
  • Workshop de Belly Samba no XI Encuentro Patagonico de Danza Arabe  em Neuquen na  Argentina, By Angeles Cayunao;
  • Workshop de Derbake na Escola Hayet de Renata Dalla Rosa, Caxias do Sul em 2014;
  • Workshop de Estilo Argentino no 11º Bailão de  São Gabriel, by Valéria Lacerda em 2014;
  • Workshop e Jurada no 1º Baila Santa Maria em 2014;
  • Workshop Derbake no 4º International Arabian Festival, Hotel Conrad em Punta Del Este no Uruguai, by Sandra Tedesco;
  • Workshop de Belly Samba no Festival Internacional de Danzas Árabes  de Córdoba na  Argentina, by Safia;
  • Workshop Belly Jazz  no Kristian Galvão Studio de Danças em Canoas-RS em 2016;
  • Workshop Tribal Dance no Escuela Dolunay em Treinte y Tres no Uruguay 2016;
  • Workshop Belly Jazz no Festival Raks Halama em Maldonado no Uruguay 2016;
  • Workshop Derbake na Academia Shamsa em San Jose no Uruguai em 2016;
  • Workshop Belly Jazz no Festival Internacional de Danzas Árabes Uruguay Punta Del Este em 2017;
  • Workshop Wings no Festival Belly Dreams em Posadas na Argentina em 2017;
  • Workshop Belly Jazz na Escuela Al-Hassan Shazadi em Formosa na Argentina em 2017;


  • PREMIAÇÕES

– Como Bailarina:

  • No Porto Alegre em Dança, nos anos de 1999 e 2006;
  • No Festival Mercosul em Dança,em Puerto Iguaçuna Argentina no ano de 2000;
  • No III Festival de Danças Árabes de Florianópolis no ano de 2005;
  • No Festival Dança Bagé, nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2016;
  • No Festival Bento em Dança, no ano de 2011;
  • No Festival Santa Maria em Dança, no ano de 2011,2014 e 2018;
  • Prêmio Especial de Melhor Bailarina entre todas modalidades Santa Maria em Dança 2011, Maior Nota Geral e Vice-Campeã em 2018;
  • No Festival Vem Dançar , Porto Alegre em 2011:
  • No Festival Nacional Shimmie, São Paulo em 2011;
  • No Festival Internacional das Escolas Luxor, São Paulo em 2011;
  • No Festival Internacional Belly Tchê, Canoas-RS em 2013, 2015, 2016 e 2017;
  • No Festival Dança Arroio Grande, no ano de 2014, 2015, 2016 e 2017.
  • No Festival Dança Pelotas, no ano de 2013 e 2015;
  • No Festival Conexão Dance em 2016;
  • No Festival Zona Sul, Rio Grande em 2019.
Com o grande mestre egípcio Yousry Sharif !
– Como Coreografa:
  • No Festival Dança Bagé, nos anos de 2009, 2010, 2011, 2013 e 2016 ;
  • Prêmio Especial de Melhor Conjunto entre todas modalidades no Dança Bagé 2010;
  • No Festival Bento em Dança, no ano de 2011;
  • Indicação Melhor Coreografia Folclore em Bento Gonçalves 2011;
  • No Festival Santa Maria em Dança, no ano de 2011,2014 e 2018;
  • No Festival Vem Dançar, Porto Alegre em 2011;
  • No Festival Nacional Shimmie, São Paulo em 2011;
  • No Festival Dança Pelotas em 2013, 2014 e 2015;
  • No Festival Internacional Belly Tchê, Canoas-RS em 2013, 2015, 2016 e 2017;
  • No Festival Dança Arroio Grande, em 2014, 2015, 2016 e 2017;
  • No Festival Conexão Dance em 2016;
  • Prêmio Especial de Melhor Coreografia entre todas modalidades do Festival 1º Dança Arroio Grande 2014 e 2016;
  • Prêmio Especial Destaque Dança Ventre Infantil do Festival Dança Arroio Grande em 2014 e 2015;
  • Prêmio Especial Destaque Figurino Festival 4º Dança Pelotas e 2º Dança Arroio Grande em 2015 e 4º Belly Tchê em 2016 e 2017;
  • Prêmio Especial Destaque  do Festival no 4º Dança Arroio Grande 2017;
  • Prêmio Especial Destaque  do Festival no 4º Dança Arroio Grande 2017;
  • Prêmio Especial Destaque  do Festival Zona Sul 2019;
  • Maior Nota Geral e Vice-Campeã do 24º Santa Maria em Dança 2018.

  • EVENTOS E ESPETÁCULOS ORGANIZADOS

– Espetáculo Magnificant  em 2006;

– Espetáculo Don Quixote em 2007;

– Espetáculo A Bela adormecida em 2008;

– Espetáculo Sheherazade em 2009;

– Espetáculo Ayuni 5 Anos em 2010;

– Festival Ayuni Belly Dream em 2011;

– Festival Ayuni Belly Dream II em 2012;

– Festival Ayuni Belly Dream III em 2013;

– Espetáculo ViVa 10 Anos em 2015;

– Festival Jaguarão em Dança em 2016;

– Festival Ayuni Belly Dream V em 2016;

– Espetáculo Oceano – Uma Viagem ao Fundo do Mar em 2016;

– Festival Jaguarão em Dança II em 2017;

– Festival Ayuni Belly Dream VI em 2017;

– Espetáculo Insetos – Uma Incrível Jornada na Terra em 2017;

– Festival Jaguarão em Dança III em 2018;

– Espetáculo Gaúchos e Beduínos – Lendas, Mitos e Estórias em 2018;

– Festival Jaguarão em Dança IV em 2019;

– Espetáculo Fly – Uma Aventura nas Alturas em 2019;

– Festival Ayuni Belly Dream VII (on-line) em 2020;  (em produção)

– Espetáculo Gaúchas e Beduínas II – Lendas, Mitos e Estórias em 2020; (pré- produção)

– Festival Jaguarão em Dança V em 2021; (previsão)

– Espetáculo Ayuni Cirque of Dreams – 15 anos em 2021; (previsão)

Leave a Reply