Instituto Maktub


 

1. ESTATUTO

O INSTITUTO CULTURAL E ESPORTIVO MAKTUB (ICEM) é uma associação civil, com personalidade jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo, com caráter de entidade cultural e esportiva, de assistência social e beneficente, que se rege por este Estatuto e pelas disposições legais que lhe sejam aplicadas. É finalidade do “ICEM” o desenvolvimento da cultura, principalmente as artes cênicas, as artes plásticas, a dança e esporte, especialmente pela realização anual do Festival de Dança e de Cursos regulares na sua sede.

Constituem objetivos do “ICEM”:

I – realizar anualmente o Festival de Dança em Jaguarão, em data a ser definida em Assembléia, de acordo com as possibilidades do ICEM;

II – promover o resgate e desenvolvimento da cultura, através da promoção de eventos e projetos sociais e educacionais, abrangendo o ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual;

III – realizar eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, nos vários campos abrangidos pela cultura e esporte;

IV – colaborar, técnica e financeiramente, com entidades assistenciais, culturais ou empresas privadas, através de acordos, convênios, contratos ou parcerias;

V – promover a integração de seus programas com órgãos oficiais que atuam no campo da cultura ou congêneres, para melhor desempenho de suas atividades, através de convênios, acordos, contratos ou parcerias;

VI – intermediar a padronização, da produção e comercialização, de produtos relacionados aos eventos promovidos ou apoiados pelo “ICEM”.

” O “ICEM” aplica integralmente suas rendas, recursos e eventual resultado operacional na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais”

_______________________________________________________________

Declarado Útilidade Pública de Jaguarão

_______________________________________________________________

Em parceria com o ICEM o Ayuni Studio de Dança oferece bolsas de estudos a crianças e jovens de 8 a 13 anos nas modalidades de Dança.  Informe-se na Secretaria do Studio

_______________________________________________________________

2. HISTÓRICO

A história do Instituto Cultural e Esportivo Maktub inicia muito antes de sua oficialização e registro legal. Desde a abertura do Ayuni Studio de Dança, de propriedade da bailarina e professora Luiza Araujo, as ações visando a inclusão social sempre fizeram parte dos valores e princípios desta entidade, concedendo bolsas integrais e parciais a crianças e adolescentes que os pais não teriam condições de cumprir com os valores de uma mensalidade, mesmo praticando valores populares. Posteriormente surgiu a solicitação por parte da mãe de uma menina com sindrome de down para praticar dança e dessa forma passou-se a realizar este trabalho inclusivo.

Assim com o crescimento das atividades sociais e culturais, o envolvimento com a sociedade e com os orgãos dos poderes públicos, também aumentou. Consequentemente a necessidade de recursos para apoio cultural na realização das atividades também, principalmente quando os espetáculos anuais, cederam lugar para um festival de dança internacional.

Haja vista a dificuldade do repasse de recursos públicos atraves de convenios com uma empresa privada, por aconselhamento da secretária municipal de cultura e turismo da cidade de Jaguarão, foi proposto a criação de uma associação cultural para que fosse possível a realização de convênios e aporte aos novos projetos que cresciam a cada ano.

Esse caminho culminou com a fundação do ICEM por parte dos integrantes do Ayuni Studio de Dança, que já formavam e trabalhavamo em todas as atividades realizadas e organizadas até os dias atuais. Mais do que a oficialização do Instituto, os objetivos e finalidades já eram o norteador do trabalho deste grupo, que passou a ser oficializado com o registro legal de funcionamento.

Portanto as ações do Instituto Maktub, não nasceram quando de sua oficialização, mas principalmente do trabalho cultural e social de seus integrantes, sendo impossível definir o ponto onde termina o trabalho de um e começa de outro. Em 2014, este mesmo grupo presidiu uma escola de samba da cidade, aproximadamente 2 meses antes do desfile, conseguindo o bicampeonato do carnaval de forma absoluta.

3. ATIVIDADES

– Realização de Festivais, Espetáculos, Shows e apresentações culturais e esportivas;

– Auxilio para alunos participarem em Festivais e Shows Nacionais e Internacionais de dança;

– Realização de Exames e Cursos de aperfeiçoamento de danças de nível Nacional e Internacional;

– Distribuição de bolsas de estudos em dança para alunos estejam inseridos nos programas sociais do governo federal;

– Distribuição de bolsas de estudos em dança para alunos PNE;

– Intercâmbios e aperfeiçoamento de professores de dança;

– Organização de competições e apresentações esportivas.

4. MASCOTES e LOGOMARCA

Pessoal conheçam a Makarin e o Tub, os mascotes do Instituto Cultural e Esportivo Maktub, a partir de agora eles farão parte das atividades desenvolvidas pelo ICEM, além de contarem algumas historinhas de vez em quando, eles ajudarão nos eventos e darão dicas importantes para todos! Esperamos que curtam!

  • MAKARIN: é uma lince do deserto vinda diretamente das areias do Egito, após ser salva encontrou um novo lar no Instituto Maktub, pois foi capturada ilegalmente em seu habitat natural. Seu nome vem do árabe e significa de bom caráter e honrosa, É apaixonada pela dança, especialmente a árabe, é claro! Usando de toda sua graciosidade felina para encantar o público. Embora de temperamento dócil e calmo, possui uma personalidade muito forte.
  • TUB: é um jaguar (onça-pintada) que foi encontrado abandonado nas margens do rio Jaguarão. Depois de receber os cuidados no Instituto Maktub, cresceu forte e saudável. Canaliza toda sua energia na pratica de esportes e está sempre inventando algo diferente para fazer (de preferência com bastante adrenalina!). Seu nome deveria ser Toby, mas a pequena Luiza pronunciava Tub e assim permaneceu, até porque ele considera Toby nome de cachorro!!!

A logomarca do ICEM contém elementos que demonstram a força e os movimentos dos esportes, as cores e belezas das artes e o nome em letras com fontes que remetem as origens e escritas árabes.

 

Deixe uma resposta