O projeto LIVRES HORIZONTES integra o eixo sociocultural do Instituto Cultural e Esportivo Maktub (ICEM), consolidando-se como uma ação permanente de promoção, qualificação e democratização do acesso à formação em dança. A iniciativa busca oferecer oficinas gratuitas e abertas ao público em diferentes modalidades de dança, realizadas de forma contínua ao longo do ano, com caráter esporádico e descentralizado, aproveitando datas comemorativas, eventos locais, festivais e ações comunitárias. Essas oficinas também são conduzidas por professores e artistas parceiros do ICEM, muitas vezes formados pelos projetos Novos Horizontes e Ampliando Horizontes, reforçando o caráter de continuidade, pertencimento e multiplicação do conhecimento artístico.
OBJETIVOS
– Geral: Promover o acesso democrático à arte da dança, por meio de oficinas gratuitas, abertas e itinerantes, que valorizem a diversidade cultural, ampliem a participação social e fortaleçam a cidadania cultural da comunidade fronteiriça.
– Específicos:
- Oferecer oficinas de curta duração nas mais diversas linguagens da dança (danças étnicas, urbanas, populares, contemporâneas, tradicionais e experimentais);
- Estimular a formação continuada de alunas e egressas dos demais projetos do ICEM;
- Incentivar o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Uruguai;
- Fomentar o protagonismo juvenil e o empreendedorismo cultural;
- Ampliar a visibilidade das ações da Escola Livre de Formação em Arte e Cultura do ICEM em eventos públicos como o Festival Internacional Jaguarão em Dança;
- Fortalecer a relação entre arte, educação e desenvolvimento local sustentável.
METODOLOGIA: As oficinas do projeto “Livres Horizontes” adotam uma abordagem participativa, lúdica e formativa, baseada em vivências práticas e trocas coletivas. São ofertadas conforme oportunidades de agenda cultural, parcerias institucionais ou demanda comunitária, priorizando espaços públicos como Teatro ou, centros culturais.
PERIODICIDADE: Preferencialmente no Festival Jaguarão em Dança, e conforme disponibilidade orçamentária e conveniência no restante do ano letivo.
CARGA HORÁRIA: Cada oficina possui carga horária média de 1 a 2 horas.
PÚBLICO-ALVO: Comunidade em geral, preferencialmente domiciliado na faixa de Fronteira Brasil/Uruguai (Jaguarão/Río Branco) morador de bairros periféricos, prioritariamente mulheres, LGBTQIA+, negros/pardos, indígenas, imigrantes refugiados ou asilados.
FAIXA ETÁRIA: A partir de 6 anos.





















